As clássicas voltam ao Pacaembu
Assim como eu, acho que todos os amantes de motocicletas antigas já estavam sentindo muito a falta dos encontros mensais em frente ao Estádio do Pacaembu, na capital paulista. Após longo período de confinamento, as velhas senhoras e seus intrépidos cavaleiros voltam à Praça Charles Miller, para um ensolarado encontro de clássicas.
Iniciativa do colecionador Ricardo Pupo, que também mantém o site especializado motosclassicas70.com.br, o encontro deste último domingo foi o 153o desde a sua criação, há alguns anos. Sem uma organização especial, os motociclistas e suas relíquias vão chegando e encostando, para um bate-papo sobre, é claro, motos antigas!
O encontro de ontem, certamente, foi cercado dos cuidados necessários para que houvesse o tão falado distanciamento social, mas, mesmo de máscaras, os colecionadores puderam colocar parte de seus assuntos em dia.
As imagens são do fotógrafo e amigo Johanes Duarte.
Entre as várias motocicletas que iam chegando, um grupo se destacou, várias Honda XL e XLX 250, que lembravam o começo dos anos 80, época em que este modelo era um dos mais desejados.
.
No Pacaembu encontram-se colecionadores e aficionados de todas as idades, mas é entre os mais experientes (leia-se "velhinhos") que surgem os assuntos mais interessantes. Ao chegar perto de uma belíssima Suzuki T350 Rebel de 1971, quase todos esses vividos senhores comentavam a mesma coisa, o fato de que a polícia paulistana no início dos anos 70 usava exatamente esse modelo para fiscalizar a "habilitação" dos jovens motociclistas da época. Esses policiais motorizados tinham o apelido de Bem-Te-Vis.
Não poderia faltar no encontro um exemplar da Honda CB 750 Four, motocicleta que mudou radicalmente o conceito das motocicletas que eram produzidas até então. Foi a primeira motocicleta de quatro cilindros comercialmente viável e se tornou o ícone de toda uma geração de motociclistas.
A Honda CB 750 Four surgiu em 1968 e sua sucessora foi a Honda CB 750F, em 1976. Só que não a substituiu, pois a Four continuou a ser produzida durante alguns anos.
Mesmo em meio as dificuldades pelas quais passamos atualmente, o encontro deste domingo no Pacaembu foi excelente. Estamos torcendo para que no próximo anos as coisas voltem ao normal e tenhamos uncontros mensais bem mais recheados de motocicletas interessantes.
Mais posts relacionados
Olha só o que eu vi hoje lá no Pacaembu
A festa de 115 anos da Harley-Davidson foi inesquecível
https://issuu.com/gabrielexpeditomarazzi/docs/output_harley115_21_simples
Manhã de clássicas no Pacaembu
Todo último domingo do mês as motos clássicas se reunem em São Paulo
Presente de aniversário para São Paulo
A exposição Clássicos Brasil reuniu, de 23 a 25 de janeiro, no Clube Hípico de Santo Amaro, 120 automóveis nacionais que foram produzidos nestes últimos 60 anos