Haval H6 GT é o novo SUV híbrido da GWM

Após dar as boas-vindas ao Brasil no desembarque do primeiro lote com 41 unidades no início do ano no porto de Vitória (ES), o Haval H6 GT PHEV AWD 2024 vai revelar agora toda sua esportividade no programa de test-drive no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), que começa nesta semana.

 

O novo modelo da GWM inaugura uma nova era de performance eletrificada com um SUV híbrido plug-in (PHEV) que é um esportivo puro-sangue não apenas no visual único, que se destaca pela carroceria cupê, mas também no nível de desempenho, tudo isso aliado a uma inédita autonomia elétrica de 170 km (ciclo NBR), a maior do segmento.

 

A alta performance do H6 GT AWD se manifesta com um poder de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, impulsionado pela tecnologia e-Traction, que é composta por um motor 1.5 turbo a combustão e dois motores elétricos. Esse powertrain é capaz de gerar 393 cv de potência combinada e 762 Nm (77,7 mkgf) de torque combinado, utilizando a mesma plataforma do Haval H6 Premium PHEV AWD, versão familiar do H6 GT. 

 

"O Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado. Ele alia design esportivo exclusivo, performance surpreendente e um modo de condução elétrica de 170 km, sem igual no mercado brasileiro. Nenhum outro oferece a real experiência de um carro elétrico com a liberdade de um modelo híbrido", explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil.

O Haval H6 PHEV traz para o Brasil a tecnologia e-Traction, um conjunto de motorização híbrida e bateria que representa uma revolução no mercado brasileiro porque combina o melhor de dois mundos: máxima eficiência energética com alta performance. 

 

Esse conjunto é formado por três motores: um 1.5 turbo conjugado a um motor elétrico no eixo dianteiro e uma segunda unidade elétrica tracionando o eixo traseiro, alimentados por uma bateria de 34 kWh.

 

Mostrando sua vocação de veículo eletrificado, o H6 GT permite ainda que essa bateria possa ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC), que costuma ser exclusividade de veículos 100% elétricos. O tempo mínimo de recarga AC (0 a 100%) é cerca de 5 horas (taxa máxima de 6,6 kW/h) e de recarga DC (10% a 80%) é cerca de 29 minutos (taxa máxima de 48 kW/h).

 

A tecnologia e-Traction foi concebida para que os dois motores elétricos sejam as unidades principais de tração, deixando o motor a combustão como apoio, para atuar em condições específicas. Por isso, o 1.5 turbo funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh. Em situações excepcionais, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, mas sempre em conjunto com os motores elétricos.

 

Desse modo, o novo H6 GT oferece a maior autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, com 170 km no ciclo NBR. Isso garante ao proprietário de Haval H6 GT uma real experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário médio dos motoristas brasileiros. O valor é equivalente a 180 km no ciclo NEDC, um dos mais usados na comparação de modelos híbridos no mercado nacional. 

 

Devido a essa configuração de powertrain, o Haval H6 contará sempre com tração permanente All Wheel Drive (AWD), na qual essa tração é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas. Assim, ela varia de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% no traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema e-Traction avaliar necessário para garantir a melhor aderência, tanto em condições de asfalto molhado quanto em trechos fora de estrada.

 

"O sistema e-Traction da GWM é um marco no mercado porque combina alta performance com grande eficiência energética. Será uma revolução a favor do consumidor brasileiro", afirma Andre Leite, Head da Linha de SUVs Haval.

 

Fabricado com a mais avançada tecnologia chinesa, o Haval H6 GT 2024 representa uma inovação entre os híbridos importados porque trata-se de uma versão desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, da aparência ao powertrain. 

 

Seu powertrain é único porque não existe em nenhum outro país um Haval H6 GT que utiliza um conjunto híbrido de 393 cv com a bateria de 34 kWh. A empresa planeja que em breve essa versão do Haval H6 também será oferecida em outros mercados globais da GWM.

 

O Haval H6 GT que será oferecido no Brasil será equipado ainda com freios a disco nas quatro rodas (ventilados no eixo dianteiro) e rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta, calçadas unicamente por pneus Michelin na medida 235/55 R19.

 

No estilo, esse H6 GT se destaca externamente pelas pinças de freio e emblema GT na cor vermelha, além de todos os logotipos pretos na tampa traseira e emblema Haval com fundo preto na grade frontal. O Brasil também vai estrear o novo logotipo global Haval, que recebeu um novo grafismo e está mais compacto, com uma configuração que foi feita unicamente para o mercado brasileiro.

 

Seu interior também foi adaptado para se adequar às preferências do consumidor local. Há acabamentos internos que simulam fibra de carbono e revestimento de tecido suede em bancos, portas, console e painel, além da exclusiva câmera de reconhecimento facial, que tem a função de monitorar o nível de fadiga e distração do motorista e ainda de fazer a personalização dos ajustes nos sistemas de condução e conectividade do veículo. 

 

Para estar apto a disputar o concorrido mercado nacional de SUVs, o Haval H6 GT também passou por diversas mudanças que vão além do design e do powertrain. Entre elas, destaca-se a suspensão, que foi retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais.

 

O sistema de direção também recebeu atenção especial. Houve ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas.

 

A nacionalização do projeto incluiu ainda reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia do H6 traz ainda um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.  

 

O Haval H6 GT será comercializado no Brasil em uma versão única de equipamentos, com o mais elevado nível de condução semiautônoma disponível no seu segmento. O híbrido plug-in será equipado sempre com o mesmo pacote tecnológico, que trabalha em conjunto com as 5 câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, oferecendo acesso aos mais avançados recursos de direção ativa.

 

Entre eles se destacam o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas, motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90° (com controle automático de direção, freio e acelerador) com câmera 360º. 

 

Entre os recursos exclusivos da GWM, estão o Desvio Inteligente ou Smart Dodge, que faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões, e o Smart Cornering, uma função do ACC que identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

 

O nível de equipamentos do Haval H6 vai incluir ainda outros itens de tecnologia, segurança e conforto, como update de software pela nuvem (Over The Air), comando do veículo pelo celular, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, seis airbags, tampa do porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, head-up display de alta definição, cinco entradas USB, carregador de celular por indução (wireless) de 15 W e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. O Haval H6 GT traz ainda como exclusividade um sistema de som equipado com um subwoofer de 100 W fornecido pela JBL.

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