BMW 507
O Salão Internacional do Automóvel de 1955, em Frankfurt, na Alemanha, apresentou novidades que agitaram os entusiastas por carros. Os modelos recém-chegados mais cobiçados estavam no estande da BMW, que foi prontamente cercado por uma multidão. Todos queriam conferir o BMW 503 e BMW 507 e alguns poucos sortudos ainda conseguiram entrar neles. Eram carros de tirar o fôlego, criações únicas de um estilista até então desconhecido, Albrecht Graf Goertz. O poderoso BMW 503, que tinha a presença clássica de um grande GT, e o atlético e esportivo 507 mostraram do que a BMW era capaz. O chassi, os eixos e o motor eram praticamente idênticos ao igualmente lendário BMW 502 3.2, carinhosamente conhecido como Anjo Barroco.
O BMW 503 e o BMW 507 eram movidos por um V8 de última geração com 3,2 litros de cilindrada. Não havia nada parecido na Alemanha daquela época. No 503, o motor desenvolvia 140 cv, subindo para 150 cv no 507. Isso foi o suficiente para entregar uma velocidade máxima de pelo menos 190 km/h – ou de até 220 km/h com a relação da marcha final ajustada para tal no 507. Na década de 1950, isso representava um novo nível de desempenho.
O BMW 503 era um Grand Turismo nos moldes clássicos: extremamente confortável, com um apetite insaciável por longas distâncias e disponível em versão coupê ou conversível. Para uma melhor distribuição do peso, a caixa de câmbio foi instalada mais para trás, sob os bancos dianteiros. E os clientes na Alemanha também podiam optar por um teto operado eletricamente para a versão com capota de lona.
O 507 era um carro totalmente diferente. Baixo e esguio, seu corpo musculoso era desprovido de adornos – e ainda é um dos carros mais bonitos da marca. Era um banquete para os sentidos, com a trilha sonora, a performance e o magnetismo visual do 507 criando o show definitivo. Multidões de admiradores se reuniam sempre nos lugares nos quais que ele estava presente.
Os dois carros foram desenhados por um estilista alemão que trabalhava em em Nova York. Albrecht Graf von Goertz nasceu em uma família aristocrata em 1914, abandonou o ensino médio e deu as costas a um estágio em um banco. Em 1936, se mudou para os EUA e ali, no cenário Hot Rod da Costa Oeste, descobriu uma paixão pelo desenho estilístico de automóveis. Depois da guerra, ele trabalhou, entre outros, para Raymond Loewy – indiscutivelmente o estilista industrial mais renomado de sua época –, antes de se lançar sozinho em 1953. Ele já contava com bons relacionamentos na BMW e os levou para o próximo nível. Seus projetos para o BMW 503 e, acima de tudo, para o 507, o transformaram em um nome familiar quase da noite para o dia.
No entanto, o sucesso em grande escala permaneceu indescritível para os carros dos sonhos de Albrecht Graf von Goertz. Nem mesmo Elvis Presley, que causou grande agitação ao comprar um BMW 507 durante o serviço militar na Alemanha, poderia fazer muita coisa para mudar isso. O problema era que as pessoas que tinham dinheiro para comprar um ainda eram muito poucas e os clientes no principal mercado de exportação dos EUA já estavam mal-acostumados em termos de potência e deslocamento; até os velhos e sóbrios carros de família tinham um motor de oito cilindros sob o capô nos Estados Unidos.
E assim a cortina desceu um tanto prematuramente entre 1959 e 1960, com apenas 251 exemplares do BMW 507 e 412 do BMW 503 (273 cupês e 139 conversíveis) produzidos. Naquela época, eles pareciam bons demais para ser verdade – e esse sentimento ainda vale até hoje.
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