Edição especial de 50 anos do Ford Mustang Cobra Jet de 1968

A Ford apresentou nos Estados Unidos a edição comemorativa de 50 anos do Mustang Cobra Jet, fazendo uma homenagem ao modelo original de 1968 que se tornou uma lenda nas corridas de arrancada, as famosas “drag racing”. Com produção limitada a apenas 68 unidades, o novo Cobra Jet é o mais rápido já produzido: percorre um quarto de milha na faixa de 8 segundos, a mais de 240 km/h. A divisão de peças de competição da Ford, Ford Performance Parts, desenvolveu o projeto do novo modelo unindo vários times de engenharia.

O novo Mustang Cobra Jet é equipado com uma versão especial de 5.2 litros do famoso motor V8, turbinado com um supercharger Whipple de 3 litros. O motor despeja sua potência na pista através de um eixo sólido traseiro de 9 polegadas. A suspensão traseira de quatro hastes, “four link”, conta com barras panhard e altura ajustável. Ele sai de fábrica pronto para competir, com gaiola de proteção e bancos padrão FIA. O modelo já está disponível para venda nos Estados Unidos, nas cores vermelho Race e branco Oxford com grafismos e emblemas exclusivos do 50º aniversário, por US$130.000.

A longa história de vitórias e recordes do Mustang Cobra Jet vem desde a sua estreia nas corridas, na NHRA Super Stock da Winternationals 1968, na Califórnia. Desde então, sua configuração de motor foi aplicada em outros veículos, como Mustang, Fairlane, Torino, Mercury Cougar e outros. Sua fórmula foi criada por Bob Tasca, lendário distribuidor Ford que cunhou a frase “Vença no domingo, venda na segunda-feira”. Veja abaixo um retrospecto da sua história.

1968 – Criação do Cobra Jet original, com motor V8 FE de 428 polegadas cúbicas. A Ford produz 50 Mustangs leves para receber o motor de 335 hp: seis são preparados por Holman Moody e Bill Stroppe para competir na NHRA. Al Joniec pilota um deles e leva o Cobra Jet à primeira vitória.

2008 – Renascimento do Mustang Cobra Jet de fábrica, o M-FR500-CJ, 40 anos depois. Equipado com um V8 5.4 supercharged, foi o primeiro a entrar no limite de 8 segundos da categoria Stock Eliminator da NHRA. Diferentemente do original, as 50 unidades produzidas não tinham numeração VIN e não podiam rodar nas ruas. John Calvert venceu a NHRA Winternationals no 41º aniversário da primeira vitória, com uma pintura em homenagem a Al Joniec.

2009/16 – Nesse período 250 unidades foram produzidas, registrando dezenas de vitórias e recordes em corridas de arrancada da NHRA, IHRA, NMCA e NMRA, pilotadas por veteranos e jovens astros.

Mais posts relacionados

Um primeiro dia frio e molhado em Suzuka

O primeiro dia do GP do Japão teve condições frio e chuva

Royal Enfield amplia opções de cores da Himalayan

Três novas cores já estão disponíveis em toda a rede de concessionárias da marca sem mudança de preço

BYD Dolphin Mini é apresentado em São Paulo

Modelo pretende seguir os passos do "irmão mais velho" BYD Dolphin

Citroën 2 CV comemora seu 75º aniversário

Citroën 2 CV teve 5.114.969 unidades produzidas entre 1949 e 1990

Este Ford Modelo 18 de 1936 será o destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

O encontro ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Publicidade