Os quatro em linha Honda nos últimos 50 anos

Em 1968 a Honda CB 750 Four foi apresentada no Salão de Tóquio. Era a primeira motocicleta de produção em massa equipada com um motor de quatro cilindros em linha, uma inusitada joia tecnológica que serviu como verdadeiro divisor de águas da indústria motociclística mundial. Não foi apenas pelo motor que a “Four” impressionou: ela também foi a primeira motocicleta a ser equipada de série com freio a disco e partida elétrica, e trazer ao mundo da alta cilindrada um perfeito equilíbrio entre estética, desempenho e confiabilidade. Pensada para o mercado norte-americano, a Honda CB 750F acabou fazendo sucesso no mundo todo ajudada, inclusive, por um precinho camarada – cerca de 1.500 dólares, equivalentes a 10.500 dólares de hoje. Ela é considerada a primeira superbike da era moderna e, por meio dela, a Honda deu início a uma nobre estirpe de motos Honda equipadas com motores quatro cilindros em linha. Vejamos a “linha do tempo” dos inesquecíveis modelos Honda equipados com motores quatro cilindros em linha.


1971 – Honda CB 500 Four
Menor e mais leve do que a CB 750F, a 500 Four chegou a ser, inclusive, a preferida de muitos motociclistas em função de ter maior agilidade do que a “Four” pioneira de 750 cm3.


1973 – Honda CB 350 Four
Ainda mais compacta e leve, a CB 350 Four marcou sua época pela brilhante performance e também por ser a motocicleta favorita do fundador da empresa, Soichiro Honda.

 

1975 – Honda CB 400 Four
A pequena CB 400 Four foi a primeira da estirpe dotada de motores 4 cilindros em linha a trazer o sistema de escape 4 em 1, além de ser também a pioneira do câmbio de seis marchas.

 

1979 – Honda CB 900F
Para marcar os dez anos de lançamento da CB 750F, surgiu a versão de 900 cm3, primeira entre as quatro em linha Honda a contar com cabeçote de duplo comando de válvulas DOHC.

 

1981 – Honda CB 1100R
Vitoriosa nas pistas em corridas de longa duração, a CB 1100R era o que viria a ser chamado posteriormente de uma “Racing Replica”. Radical, com esta monoposto de ampla carenagem nomes como Wayne Gardner e Ron Haslam venceram corridas.

 

1992 – Honda CB 1000R “Big One”
Foi a pioneira da refrigeração a água entre os quatro cilindros em linha Honda e pode ser considerada a primeira naked da marca da era moderna.

 

1996 – Honda CB 250F Hornet
Mãe de todas as Hornet, com o pequeno motor de 250 cm3 de quatro cilindros em linha, exclusivo para o mercado japonês, esta motocicleta lançou a base das Hornet de 600 cm3 e 900 cm3 que viriam nos anos seguintes.

 

1998 – Honda CB 1300 Super Four
O maior quatro em linha jamais produzido até então equipou a imponente Super Four, onde “Super” não era apenas força de expressão...

 

2001 – Honda CB 900F Hornet

A primeira da família Hornet a ser dotada de alimentação por injeção eletrônica, com motor de 918 cm3 herdado da Fireblade.

 

2006 – Honda CB 1300 Super Bol D’Or
Linhas levemente retrô e nome que remetia a conquistas esportivas dos anos 1980 marcaram o modelo, que trazia sistema ABS nos freios.

 

2013 – Honda CB 1100 EX
A volta da refrigeração a ar em um modelo de visual retrô, mas com tudo de melhor da atual tecnologia. 

 

2019 – Honda CB 1000R Neo Sports Café
O mais recente representante da família de quatro cilindros em linha. Inovadora na tecnologia e no visual, a mais moderna naked da atualidade reúne incomparáveis dotes de versatilidade, desempenho e maneabilidade.

Mais posts relacionados

BMW Motorrad celebra 100 anos com exposição de aniversário no BMW Museum

Grande exposição de aniversário no BMW Museum para marcar os 100 anos da BMW Motorrad abre suas portas amanhã (12/5) Visitantes poderão embarcar em uma jornada intensa e emocionante pelos 100 anos de história da BMW Motorrad ao longo de aproximadamente um ano da exposição

Do Ford T aos autônomos: como o mercado automobilístico evoluiu em 100 anos

No próximo dia 13 é celebrado o Dia do Automóvel, meio de locomoção preferido pela grande maioria da população mundial

Jeep CJ-3B celebra 70 anos

O CJ-3B é um ícone da autenticidade Jeep que, até hoje, segue inspirando modelos como o Jeep Wrangler, Gladiator e Renegade

Mercedes-Benz recorda história e evolução dos rádios automotivos

De música e informações à central multimídia, primeiro rádio automotivo já tem mais de 100 anos

As grades dos BMW

Mesmo com muitas alterações desde 1933, quando foi lançado o BMW 303, basta bater os olhos nas grades dos modelos para identificar a marca

Publicidade