Ford Maverick faz 45 anos no Brasil
O Ford Maverick, carro que foi o sonho de consumo nos anos 1970, completou 45 anos de lançamento no Brasil. O cupê teve uma vida curta no mercado nacional, sendo produzido durante apenas seis anos, tempo suficiente para conquistar muitos fãs que até hoje admiram o seu carisma e estilo arrojado. Claramente inspirado no Mustang, o Maverick foi lançado em 1969 nos Estados Unidos para concorrer com os carros europeus e japoneses. Ele tinha tamanho e preço menor comparado a outros modelos da marca e foi um sucesso imediato, com 579.000 unidades vendidas logo no primeiro ano. Nessa época, a Ford buscava um veículo para completar sua linha no Brasil e ocupar o espaço existente entre o Corcel, de entrada, e o topo de linha Galaxie. O escolhido foi o Maverick. O esportivo com motor dianteiro e tração traseira foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1972 e chegou ao mercado no ano seguinte, produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O Maverick era oferecido inicialmente apenas na configuração cupê, de duas portas, nas versões Super, Super Luxo e GT, com duas opções de motor: 3.0 de seis cilindros em linha, de 112 cv, e V8 5.0, de 197 cv. Eles podiam vir equipados com câmbio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho ou manual de três marchas com alavanca na coluna de direção.O seis cilindros tinha câmbio manual de quatro marchas na coluna de direção. A versão GT, com motor V8 e câmbio manual, tinha produção limitada e contribuiu para marcar a esportividade da linha. No mesmo ano, o carro ganhou mais uma opção com o lançamento do sedã de quatro portas.
A imagem do Maverick também foi reforçada pela participação no “Raid da Integração Nacional”, uma grande aventura que rodou 17.000 km de Chuí até Brasília. Durante 24 dias, o veículo percorreu todas as capitais da época, passando por centenas de cidades do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. A crise do petróleo mudou radicalmente o perfil do mercado, que passou a priorizar a economia de combustível, deixando em segundo plano a potência dos veículos. Assim, em 1975 o motor de seis cilindros foi substituído por um modelo mais moderno e econômico, o 2.3 de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e 99 cv. Pouco depois, o modelo GT também passou a oferecer o mesmo motor 2.3 de série, tendo o V8 como opcional.
O Maverick também fez muito sucesso nas pistas, aproveitando seu porte e design aerodinâmico com preparações especiais que ampliavam a potência do poderoso motor V8. Grandes pilotos, como José Carlos Pace, comandaram o modelo em diferentes categorias, como o Campeonato Brasileiro de Turismo e provas de arrancada. Até sair de linha em 1979, o Maverick somou 108.106 unidades vendidas no Brasil e continua a ser cultuado por fãs-clubes e colecionadores, principalmente na versão V8, que se tornou uma lenda entre os admiradores de carros antigos.
Mais posts relacionados
Citroën 2 CV comemora seu 75º aniversário
Citroën 2 CV teve 5.114.969 unidades produzidas entre 1949 e 1990
BMW Motorrad celebra 100 anos com exposição de aniversário no BMW Museum
Grande exposição de aniversário no BMW Museum para marcar os 100 anos da BMW Motorrad abre suas portas amanhã (12/5) Visitantes poderão embarcar em uma jornada intensa e emocionante pelos 100 anos de história da BMW Motorrad ao longo de aproximadamente um ano da exposição
Do Ford T aos autônomos: como o mercado automobilístico evoluiu em 100 anos
No próximo dia 13 é celebrado o Dia do Automóvel, meio de locomoção preferido pela grande maioria da população mundial
Jeep CJ-3B celebra 70 anos
O CJ-3B é um ícone da autenticidade Jeep que, até hoje, segue inspirando modelos como o Jeep Wrangler, Gladiator e Renegade
Mercedes-Benz recorda história e evolução dos rádios automotivos
De música e informações à central multimídia, primeiro rádio automotivo já tem mais de 100 anos