Setor de máquinas encerrou 2018 com 7% de crescimento

Após 5 anos consecutivos de queda na receita do setor fabricante de máquinas e equipamentos, que levou o setor a encolher 47% no período, 2018 encerrou com crescimento de 7% em relação a 2017. Apesar do resultado, o ano encerrou com as atividades produtivas em desaceleração. Dezembro, em relação ao mesmo mês de 2017, encolheu 0,8%. De forma geral, o crescimento observado nas vendas se deu predominantemente no mercado externo. No mercado doméstico houve relativa estabilidade (+0,3%).

O desempenho das vendas de máquinas equipamentos, no mês de dezembro de 2018 contrariou as expectativas e recuou para R$ 5,8 bilhões, valor ligeiramente abaixo do mesmo mês de 2017 e 46% abaixo do resultado observado no período pré-crise, quando a indústria de máquinas vendia, em média, R$11bilhões.

Para o ano de 2019 a expectativa é de manutenção do crescimento na receita total do setor, mas em taxas pouco abaixo das observadas em 2018, e puxadas, predominantemente, pelo mercado doméstico.

Mais posts relacionados

30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Encontro ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, devendo reunir 800 modelos com mais de 30 anos e um público superior a 15 mil pessoas

Araxá 2022

Encontro vai movimentar o Parque do Barreiro, em Araxá/MG, no fim de julho

Lenda do automobilismo nacional é uma das estrelas do 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos

Carretera DKW Vemag Mickey Mouse será exibida no evento, que acontece em Águas de Lindóia de 21 a 24 de abril

Motul lança linha de aditivos no Brasil

Voltados para carros e motos, produtos da multinacional francesa trazem ao mercado fórmulas utilizadas globalmente pela marca

Aluguel de veículos: pesquisa aponta alta de quase 500%

Gastos de possuir um carro estão sendo levados em conta e muitas pessoas estão mudando a forma de consumo

Publicidade