Um primeiro dia frio e molhado em Suzuka

O primeiro dia do GP do Japão, realizado pela primeira vez no mês de abril, teve condições frias e chuva. A temperatura do ar nas duas sessões nunca ficou acima de 20ºC, enquanto a pista caiu para 17ºC ao final do segundo treino livre, que também foi afetado pela chuva intermitente, o que significa que houve muito pouca ação na pista.

No entanto, os tempos da primeira hora foram representativos, com Max Verstappen (Red Bull) marcando a volta mais rápida com 1min30s056, à frente do companheiro de equipe Sergio Perez (1min30s237) e da Ferrari de Carlos Sainz (1min30s269). Porém, a sessão da manhã também não foi fácil, já que houve uma interrupção de 11 minutos após Logan Sargeant bater pela Williams.

Suzuka é um verdadeiro clássico: o autódromo de 5,807 quilômetros, de propriedade da Honda, testa o talento de cada piloto com um traçado exigente caracterizado por uma pista em forma de número oito, único na Fórmula 1.

O DIA NA PISTA

Todos os três compostos trazidos aqui pela Pirelli (C1 como Duro, C2 como Médio e C3 como Macio) foram utilizados no TL1. Cinco pilotos (Verstappen, Perez, Leclerc, Sainz e Magnussen) usaram um conjunto de Duros e um de Macios, enquanto dois (Bottas e Zhou) correram com dois conjuntos de Macios e um de Médios.

Apenas 13 pilotos foram à pista na segunda sessão, completando 71 voltas entre eles. Seis deles (Hamilton, Leclerc, Sainz, Norris, Ocon e Hulkenberg) correram apenas com pneus slick. Todos utilizando apenas o Macio, exceto Hamilton, que também testou o composto Médio. Os outros sete (Piastri, Albon, Ricciardo, Tsunoda, Bottas, Zhou e Magnussen) utilizaram o Intermediário, seja durante toda a sessão ou parte dela.

Deve se notar que o Regulamento Esportivo 2024 inclui uma mudança na alocação e gestão de pneus de chuva durante o um fim de semana de corrida. A partir deste ano, cada piloto tem cinco jogos de pneus Intermediários disponíveis e dois jogos de pneus Extremos de chuva, independentemente das condições meteorológicas, mas sem a possibilidade de trocá-los por novos na noite de sexta-feira. Visto que existe a possibilidade de mais chuva neste fim de semana, é possível presumir que as equipes optaram por minimizar o uso de pneus de chuva hoje.

Mais posts relacionados

Conheça as motocicletas finalistas do Build, Train, Race

A próxima etapa serão os treinos em pista de terra para, no final, competirem nas corridas oficiais da Liga Brasileira de Flat Track

24 marcos e lendas de Le Mans

Façanhas, estatísticas e fatos que fazem das 24 Horas a maior prova de resistência do mundo

Mercedes-AMG comemora 50 anos da vitória nas 24 horas de Spa

Piloto brasileiro Felipe Fraga competirá pela AKKA ASP Team na classe "Pro". Serão 13 novos Mercedes-AMG GT3 participando em três classes diferentes

A Mille Miglia de 1955

Em 1º de maio de 1955, Stirling Moss e o co-piloto Denis Jenkinson venceram a 22ª Mille Miglia em um Mercedes-Benz 300 SLR

Brasil no Dakar

Pedras, pó, quebra e erros marcam primeira etapa dos pilotos portugueses nas motos

Publicidade