Lifan X80, um suv chinês de respeito

Eu cansei de ler e ouvir a pergunta: “Você compraria um carro chinês?” Ou então a afirmação: “Carro chinês, você ainda vai ter um!”

Frases carregadas de preconceito como essas não traduzem mais a relação entre os produtos chineses, sejam automóveis, motocicletas ou quaisquer outros itens. O mercado interno da China é enorme, reflexo de um país superpopuloso – apesar de ainda haver uma grande parcela de pessoas que não consomem bens de alto valor –, o que os capacita a poder produzir bens de todas as qualidades, inclusive os de ótima qualidade.

Comecei a ouvir sobre veículos chineses quando suas motocicletas começaram a chegar ao Brasil, há mais de duas décadas. Sim, eram produtos de baixo valor, importados indiscriminadamente por executivos de pastinhas que não cuidaram de suas marcas e da imagem daquela indústria ainda incipiente. Mas não é mais assim.

Os automóveis chineses começaram a vir depois, mas em negócios de maior maturidade e maior respeito. Hoje até temos marcas chinesas sendo produzidas por aqui. Enquanto isso, os industriais chineses copiaram bem sua lição de casa e evoluíram, criando empresas que hoje são grandes potências.

A Lifan é uma dessas empresas. Fundada em 1992, o grupo empresarial privado fabrica automóveis, motocicletas, motores e máquinas e que investe em novas fontes de energia alternativa. Também atua na área financeira e setor imobiliário. A marca está presente com seus produtos em 117 países em diferentes regiões do mundo. Na China, a Lifan está sediada na cidade de Chongqing e sua capacidade de produção de automóveis é de 200 mil veículos por ano, sendo que seu primeiro automóvel foi fabricado em 2006. No Brasil, a Lifan está presente oficialmente desde 2012 e os veículos vendidos no Brasil são produzidos na unidade da marca no Uruguai, montados em regime CKD. A sede da empresa está em Salto, SP, onde também está o centro de distribuição de peças. Em Itajaí, SC, a empresa mantém seu centro de distribuição de veículos para sua rede de 45 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

Os veículos Lifan no Brasil são o suv X60, lançado em 2013, o utilitário Foison e o sedã 530, ambos lançados em 2014. Há quase dois anos, no Salão do Automóvel de São Paulo, a Lifan mostrou o X80, suv de grandes dimensões e de sete lugares, mas ficou aquela impressão de que seria apenas uma demonstração de que a marca também produzia veículos de maior valor. Não era. O suv Lifan X80 acaba de chegar ao mercado brasileiro com o status de primeiro chinês a romper a barreira dos R$ 100 mil. Custa exatos R$ 129.777, sendo que a centena 777 pode ser entendida como uma bem humorada referência ao logotipo da marca de ponta-cabeça (LLL).

Caro? Depende. Seus concorrentes diretos custam bem mais, como o Toyota Hilux  SW4, Mitsubishi Outlander, Hyundai Santa Fe, Chevrolet Trailblazer, Kia  Sorento, Volkswagen Tiguan ou Peugeot 5008, nem todos têm mais equipamentos do que o X80 e poucos têm tanto espaço interno quanto o X80. O que fazer, então, se você pretende comprar um suv de sete lugares? O melhor a fazer é experimentar o carro e tirar suas própias conclusões. Eu fiz isso.

Em um test-drive de São Paulo até Campos do Jordão, ida e volta, pude conhecer melhor o Lifan X80 e sentí-lo na estrada por cerca de 350 km. Mas a primeira boa impressão foi ao ver o carro de longe, antes de me aproximar dele: muito bonito. Mais bonito até do que muitos suvs de marcas “consagradas”. Esse é um ponto extremamente positivo no mercado atual de automóveis, já que a aparência pode determinar a sua escolha, mesmo que outros atributos não sejam tão favoráveis.

Já na estrada, mais um ponto a favor do X80, desta vez do ponto de vista dinâmico: a estabilidade direcional e em curvas, com ausência total de quaisquer movimentos laterais que muitas vezes estragam o prazer de viajar em um grande suv. A suspensão traseira independente multi-link é, em parte, responsável por essa virtude, mas o conjunto de molas e amortecedores de configuração mais firme do que o usual para esse tipo de veículo foi o que mais me agradou. Há quem prefira suspensões mais molengas, que aparentemente conferem mais conforto aos ocupantes. Aparentemente.

O motor do Lifan X80 é um quatro cilindros de exatos 1.984 cm3 e injeção direta de gasolina, com 16 válvulas, duplo comando no cabeçote DOHC, turbo e intercooler. Sua potência é de 184 cv, compatível com o tamanho do motor e com a proposta do carro, porém ele poderia ter um pouco mais de torque em baixas rotações do que os 28,6 kgfm. Para boas retomadas de velocidade, é preciso pisar fundo no acelerador eletrônico.

O câmbio é automático de seis marchas, sem borboletas no volante mas que permite trocas manuais na própria alavanca, no console central. De funcionamento perfeito, mantém o motor sempre cheio sem trancos nas trocas. A direção é justa e de assistência elétrica. De acordo com o fabricante, o Lifan X80 tem autonomia unitária de gasolina da ordem de 8,4 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 72 litros.

Internamente o X80 é muito confortável. Os bancos são de couro ecológico, o do motorista tem 4 regulagens elétricas (frente/trás, cima/baixo, inclinação do encosto e lombar) e o do passageiro tem 2 regulagens elétricas (frente/trás, cima/baixo). O sistema de partida é por botão (smart key, a “chave” pode ser levada no bolso) e o freio de estacionamento tem acionamento elétrico. O painel de instrumentos é eletrônico e configurável.

Há muito espaço para cinco ocupantes, com possibilidade de mais dois passageiros na terceira fileira dos bancos, que é escamoteável. Para mais conforto de quem viaja nessa fileira, a segunda fileira dos bancos pode ser sua posição regulada na distância por trilhos.

O Lifan X80 tem versão única chamada de Vip e está disponível em três cores, branco, vermelho e preto. A Lifan espera vender 120 unidades por mês.

Confira a lista de equipamentos do novo Lifan X80:

ABS - Sistema de freios anti-blocantes
EBD – Distribuição eletrônica de frenagem
BAS - Sistema auxiliar de frenagem em emergência
ESP - Sistema eletrônico de controle de estabilidade
TCS - Sistema de controle de tração
HAC - Assistente de saída em rampa
HDC - Assistente de descida
RSC - Assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Sensor crepuscular - acendimento automático dos faróis
Light my Way – Mantém os faróis acesos por 30s após o travamento das portas
Keyless - Abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key
Smart Key com bloqueador-desbloqueador de todas as portas por presença
Travamento central das portas
Aviso de fechamento de porta
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensor com limite de força
Aviso sonoro do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro
Freio de estacionamento eletrônico
Teto solar elétrico
Ar condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura
Ar condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade (saídas de ar no teto)
Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
Banco do motorista com ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar
Banco do passageiro com ajustes elétricos de distância e inclinação
Direção eletro-assistida
Start button (Botão de partida - com sensor de presença da Smart Key)
Vidros, travas e retrovisores elétricos
Freio de estacionamento eletrônico
Controle de velocidade de cruzeiro no volante (cruise control)
Retrovisores externos com luz indicadora de direção em Led
Retrovisores externos eletro-retráteis com aquecimento
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Central Multimídia touchscreen de 8" compatível com Apple Carplay e Android Auto
Conexão Bluetooth para celular
Rádio AM/FM
MP3/MP4/MP5/WMA
Entradas USB e auxiliar
6 alto falantes
Câmera de ré com duas configurações de linhas guia
Painel digital com 3 configurações de grafismo
Ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica


MOTOR
Combustível: Gasolina
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Capacidade cúbica: 1.984 cm³ (2.0)
Tipo de Motor: DOHC, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Alimentação: Turbo charger com injeção direta - GDI
Taxa de compressão: 9,6 : 1
Potência máxima: 184 cv a 5.000 rpm
Torque máximo: 28,6 kgfm / 1.600 - 3.600
Sistema de aceleração: Acelerador eletrônico
Capacidade do tanque de gasolina: 72 litros
Velocidade máxima: Superior a 200 km/h
Consumo de combustível: Urbano: 8,4 km/litro - Estrada: 12,3 km/litro
TRANSMISSÃO: automática de 6 velocidades DSI 6AT - tração dianteira

SUSPENSÃO
Dianteira: McPherson, suspensão independente
Traseira: Multi-link, suspensão independente
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos na traseira, com ABS e EBD
Freio de estacionamento eletrônico
RODAS/PNEUS
Rodas: Alumínio
Pneus: 245/55 R19
DIMENSÕES
Distância entre eixos: 2.790 mm
Comprimento total: 4.820 mm
Largura carroceria: 1.934 mm
Altura: 1.760 mm Altura mínima do solo: 130 mm
Peso em ordem de marcha: 1.885 kg

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