Jaguar Land Rover e a tecnologia do carro autônomo
A Jaguar Land Rover está investindo num "laboratório vivo" de 66 quilômetros para testar a tecnologia Connected and Autonomous Vehicle (CAV), ou veículos autônomos e conectados, em situações reais de condução. O primeiro corredor CAV do Reino Unido compreende ruas das cidades de Coventry e Solihull, onde se localizam os endereços da matriz da empresa. Intitulado UK-CITE2 (Connected Intelligent Transport Environment, ou ambiente de transporte inteligente e conectado), o projeto de £ 5,5 milhões vai criar a primeira rota britânica para testar a tecnologia dos sistemas carro-a-carro e carro-a-cidade. Por isso, novos materiais de comunicação para os motoristas serão instalados pela rota ao longo de três anos. Dessa forma, será possível testar uma frota de até 100 veículos autônomos e conectados, incluindo cinco modelos Jaguar e Land Rover. Os carros em teste provarão diferentes tecnologias1 de comunicação que visam compartilhar dados entre si e entre os carros, bem como a infraestrutura de trânsito disponível nas cidades, incluindo semáforos e sinalizações. O ministro britânico de Inovação e Negócios, Sajid Javid, informou hoje que o governo do Reino Unido participa com £ 3,41 milhões do total, por meio de um fundo criado especificamente com o propósito de desenvolver veículos autônomos e conectados. Com a tecnologia Cooperative Adaptive Cruise Control (CACC), os carros conectados cooperarão entre si com troca de informações sobre troca de faixas e saída de entroncamentos rodoviários de maneira eficiente e segura.
No futuro, as mensagens de aviso que hoje aparecem nas placas eletrônicas das estradas inglesas serão compartilhadas diretamente com os painéis dos carros conectados, o que seria uma oportunidade de diminuir custos com sinalizações de rua. No Reino Unido, a instalação dessas placas custa aproximadamente £ 1 milhão aos cofres públicos. A equipe da Jaguar Land Rover vai testar em tempo real o sistema. Além de avisar os motoristas, a tecnologia avisa os próprios carros autônomos, possibilitando que eles reajam rapidamente a acidentes e congestionamentos à frente.
Paralelamente, em projeto da Jaguar Land Rover, funcionários públicos do bairro de Greenwich começam a testar veículos autônomos das marcas que estão sendo estudadas para terem reações mais parecidas com a de motoristas humanos. A intenção é que esses carros registrem como vários motoristas humanos reagem ao se depararem com situações como congestionamentos pesados, cruzamentos de ruas travadas, tempestades e interferências do tempo, além de obras nas vias. Sensores instalados nos carros marcam as reações naturais dos motoristas em situação de estresse e que exigem tomadas de decisões complexas. Os sensores captarão também o comportamento de motoristas ao darem passagem em rotatórias e intersecções, ao entrarem em faixas com mais ou menos carros ou ao notarem a aproximação de carros de emergência, como ambulância e polícia. As informações obtidas serão usadas no projeto MOVE-UK do governo local para desenvolver políticas de seguro para carros autônomos futuros.
Mais posts relacionados
Compromisso com o meio ambiente, eficiência energética, novos conceitos e tecnologias inéditas
A busca pela redução de emissões de poluentes nos motores a combustão interna também depende do aperfeiçoamento da eficiência energética. Tal processo exige pesquisa técnica de alta qualidade, que está no DNA da Honda, assim como a inovação e as soluções inéditas voltadas para a mobilidade
A chegada dos motores v4, seu desenvolvimento nas competições e a aplicação em modelos de série
Uma década após ter apresentado ao mundo a CB 750 Four, a Honda repetiu o salto qualitativo. Através de soluções revolucionárias, lançou bases técnicas para seu futuro, cujos resultados consolidariam a liderança nas pistas e posição de empresa nº 1 do segmento de motocicletas no mundo
A competição como base para o desenvolvimento e os resultados na linha de produção
Em seus mais de 70 anos de existência a Honda tem como premissa básica a pesquisa em tecnologia e busca pela inovação. A competição é, desde sempre, seu mais efetivo laboratório, onde a empresa colheu glória e conhecimento como nenhuma outra, e que resultou em modelos inigualáveis, que se tornaram ícones de sua superioridade técnica
Levorin celebra 75 anos e lança novidades para motocicletas
Única fabricante de pneus de bicicleta na América Latina, empresa lança pneus para scooter e amplia linha para bicicletas urbanas e MTB e arca ainda apresenta duas novas tecnologias para pneus de bicicletas, direcionadas a empresas com frotas ou modelos compartilhados
Metzeler apresenta o novo pneu Roadtec Street para motocicletas
Novo produto estabelece nova referência em rendimento quilométrico para motos de baixa cilindrada