Receba nossa newsletter

Utilitários » Lançamentos

Lifan X80, um suv chinês de respeito

Eu cansei de ler e ouvir a pergunta: “Você compraria um carro chinês?” Ou então a afirmação: “Carro chinês, você ainda vai ter um!”

Frases carregadas de preconceito como essas não traduzem mais a relação entre os produtos chineses, sejam automóveis, motocicletas ou quaisquer outros itens. O mercado interno da China é enorme, reflexo de um país superpopuloso – apesar de ainda haver uma grande parcela de pessoas que não consomem bens de alto valor –, o que os capacita a poder produzir bens de todas as qualidades, inclusive os de ótima qualidade.

Comecei a ouvir sobre veículos chineses quando suas motocicletas começaram a chegar ao Brasil, há mais de duas décadas. Sim, eram produtos de baixo valor, importados indiscriminadamente por executivos de pastinhas que não cuidaram de suas marcas e da imagem daquela indústria ainda incipiente. Mas não é mais assim.

Os automóveis chineses começaram a vir depois, mas em negócios de maior maturidade e maior respeito. Hoje até temos marcas chinesas sendo produzidas por aqui. Enquanto isso, os industriais chineses copiaram bem sua lição de casa e evoluíram, criando empresas que hoje são grandes potências.

A Lifan é uma dessas empresas. Fundada em 1992, o grupo empresarial privado fabrica automóveis, motocicletas, motores e máquinas e que investe em novas fontes de energia alternativa. Também atua na área financeira e setor imobiliário. A marca está presente com seus produtos em 117 países em diferentes regiões do mundo. Na China, a Lifan está sediada na cidade de Chongqing e sua capacidade de produção de automóveis é de 200 mil veículos por ano, sendo que seu primeiro automóvel foi fabricado em 2006. No Brasil, a Lifan está presente oficialmente desde 2012 e os veículos vendidos no Brasil são produzidos na unidade da marca no Uruguai, montados em regime CKD. A sede da empresa está em Salto, SP, onde também está o centro de distribuição de peças. Em Itajaí, SC, a empresa mantém seu centro de distribuição de veículos para sua rede de 45 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

Os veículos Lifan no Brasil são o suv X60, lançado em 2013, o utilitário Foison e o sedã 530, ambos lançados em 2014. Há quase dois anos, no Salão do Automóvel de São Paulo, a Lifan mostrou o X80, suv de grandes dimensões e de sete lugares, mas ficou aquela impressão de que seria apenas uma demonstração de que a marca também produzia veículos de maior valor. Não era. O suv Lifan X80 acaba de chegar ao mercado brasileiro com o status de primeiro chinês a romper a barreira dos R$ 100 mil. Custa exatos R$ 129.777, sendo que a centena 777 pode ser entendida como uma bem humorada referência ao logotipo da marca de ponta-cabeça (LLL).

Caro? Depende. Seus concorrentes diretos custam bem mais, como o Toyota Hilux  SW4, Mitsubishi Outlander, Hyundai Santa Fe, Chevrolet Trailblazer, Kia  Sorento, Volkswagen Tiguan ou Peugeot 5008, nem todos têm mais equipamentos do que o X80 e poucos têm tanto espaço interno quanto o X80. O que fazer, então, se você pretende comprar um suv de sete lugares? O melhor a fazer é experimentar o carro e tirar suas própias conclusões. Eu fiz isso.

Em um test-drive de São Paulo até Campos do Jordão, ida e volta, pude conhecer melhor o Lifan X80 e sentí-lo na estrada por cerca de 350 km. Mas a primeira boa impressão foi ao ver o carro de longe, antes de me aproximar dele: muito bonito. Mais bonito até do que muitos suvs de marcas “consagradas”. Esse é um ponto extremamente positivo no mercado atual de automóveis, já que a aparência pode determinar a sua escolha, mesmo que outros atributos não sejam tão favoráveis.

Já na estrada, mais um ponto a favor do X80, desta vez do ponto de vista dinâmico: a estabilidade direcional e em curvas, com ausência total de quaisquer movimentos laterais que muitas vezes estragam o prazer de viajar em um grande suv. A suspensão traseira independente multi-link é, em parte, responsável por essa virtude, mas o conjunto de molas e amortecedores de configuração mais firme do que o usual para esse tipo de veículo foi o que mais me agradou. Há quem prefira suspensões mais molengas, que aparentemente conferem mais conforto aos ocupantes. Aparentemente.

O motor do Lifan X80 é um quatro cilindros de exatos 1.984 cm3 e injeção direta de gasolina, com 16 válvulas, duplo comando no cabeçote DOHC, turbo e intercooler. Sua potência é de 184 cv, compatível com o tamanho do motor e com a proposta do carro, porém ele poderia ter um pouco mais de torque em baixas rotações do que os 28,6 kgfm. Para boas retomadas de velocidade, é preciso pisar fundo no acelerador eletrônico.

O câmbio é automático de seis marchas, sem borboletas no volante mas que permite trocas manuais na própria alavanca, no console central. De funcionamento perfeito, mantém o motor sempre cheio sem trancos nas trocas. A direção é justa e de assistência elétrica. De acordo com o fabricante, o Lifan X80 tem autonomia unitária de gasolina da ordem de 8,4 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 72 litros.

Internamente o X80 é muito confortável. Os bancos são de couro ecológico, o do motorista tem 4 regulagens elétricas (frente/trás, cima/baixo, inclinação do encosto e lombar) e o do passageiro tem 2 regulagens elétricas (frente/trás, cima/baixo). O sistema de partida é por botão (smart key, a “chave” pode ser levada no bolso) e o freio de estacionamento tem acionamento elétrico. O painel de instrumentos é eletrônico e configurável.

Há muito espaço para cinco ocupantes, com possibilidade de mais dois passageiros na terceira fileira dos bancos, que é escamoteável. Para mais conforto de quem viaja nessa fileira, a segunda fileira dos bancos pode ser sua posição regulada na distância por trilhos.

O Lifan X80 tem versão única chamada de Vip e está disponível em três cores, branco, vermelho e preto. A Lifan espera vender 120 unidades por mês.

Confira a lista de equipamentos do novo Lifan X80:

ABS - Sistema de freios anti-blocantes
EBD – Distribuição eletrônica de frenagem
BAS - Sistema auxiliar de frenagem em emergência
ESP - Sistema eletrônico de controle de estabilidade
TCS - Sistema de controle de tração
HAC - Assistente de saída em rampa
HDC - Assistente de descida
RSC - Assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Sensor crepuscular - acendimento automático dos faróis
Light my Way – Mantém os faróis acesos por 30s após o travamento das portas
Keyless - Abertura das portas e partida do motor com sensor de presença da Smart Key
Smart Key com bloqueador-desbloqueador de todas as portas por presença
Travamento central das portas
Aviso de fechamento de porta
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensor com limite de força
Aviso sonoro do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro
Freio de estacionamento eletrônico
Teto solar elétrico
Ar condicionado dianteiro com controle eletrônico de temperatura
Ar condicionado traseiro com controle de temperatura e intensidade (saídas de ar no teto)
Volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade
Banco do motorista com ajustes elétricos de altura, distância, inclinação e lombar
Banco do passageiro com ajustes elétricos de distância e inclinação
Direção eletro-assistida
Start button (Botão de partida - com sensor de presença da Smart Key)
Vidros, travas e retrovisores elétricos
Freio de estacionamento eletrônico
Controle de velocidade de cruzeiro no volante (cruise control)
Retrovisores externos com luz indicadora de direção em Led
Retrovisores externos eletro-retráteis com aquecimento
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Central Multimídia touchscreen de 8" compatível com Apple Carplay e Android Auto
Conexão Bluetooth para celular
Rádio AM/FM
MP3/MP4/MP5/WMA
Entradas USB e auxiliar
6 alto falantes
Câmera de ré com duas configurações de linhas guia
Painel digital com 3 configurações de grafismo
Ajuste de altura dos faróis e de intensidade de iluminação do painel

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica


MOTOR
Combustível: Gasolina
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Capacidade cúbica: 1.984 cm³ (2.0)
Tipo de Motor: DOHC, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Alimentação: Turbo charger com injeção direta - GDI
Taxa de compressão: 9,6 : 1
Potência máxima: 184 cv a 5.000 rpm
Torque máximo: 28,6 kgfm / 1.600 - 3.600
Sistema de aceleração: Acelerador eletrônico
Capacidade do tanque de gasolina: 72 litros
Velocidade máxima: Superior a 200 km/h
Consumo de combustível: Urbano: 8,4 km/litro - Estrada: 12,3 km/litro
TRANSMISSÃO: automática de 6 velocidades DSI 6AT - tração dianteira

SUSPENSÃO
Dianteira: McPherson, suspensão independente
Traseira: Multi-link, suspensão independente
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos na traseira, com ABS e EBD
Freio de estacionamento eletrônico
RODAS/PNEUS
Rodas: Alumínio
Pneus: 245/55 R19
DIMENSÕES
Distância entre eixos: 2.790 mm
Comprimento total: 4.820 mm
Largura carroceria: 1.934 mm
Altura: 1.760 mm Altura mínima do solo: 130 mm
Peso em ordem de marcha: 1.885 kg

Publicações recentes

Automóveis

Ford GT ganha edição especial “Heritage Edition”

O carro será uma homenagem ao campeão de Le Mans em 1968 e 1969

veja mais

Motocicletas

Dragster 800 RR Pirelli é a última criação da MV Agusta e da Pirelli Design

A edição limitada da Dragster 800 RR está adornada com detalhes de borracha desenvolvidos pela Pirelli Design e pode ser equipada com os pneus coloridos

veja mais

Utilitários

Porsche apresenta o novo Macan

As inovações mais marcantes no interior do veículo são a tela de toque de 11 polegadas e o volante esportivo GT do Porsche 911

veja mais

Carros no cinema

O BMW M5 no filme “Missão Impossível – Efeito Fallout

No novo filme, o agente secreto Ethan Hunt, vivido por Cruise, reúne novamente sua equipe em uma corrida contra o tempo após uma missão fracassada

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais