Receba nossa newsletter

Utilitários » Clássicos

Caminhões Ford, uma história de tradição

Enquanto dirigem seus caminhões modernos repletos de tecnologia, alguns motoristas podem lembrar que o primeiro caminhão Ford nasceu em uma plataforma derivada do famoso Modelo T. O primeiro caminhão montado dentro da fábrica estreou em 1925 e foi vendido por 281 dólares. Henry Ford o chamou de "Ford Modelo T Runabout com caçamba coletora". Como o equivalente em inglês do verbo coletar era “pick-up”, assim ficaram denominados os caminhões, até hoje. Os americanos chamam seus caminhões de “truck” e o equivalente às nossas conhecidas picapes de “mini-truck”. Os 34 mil caminhões “pick-up” que foram produzidos naquele ano tinham uma caçamba com porta traseira e molas reforçadas.
Em 1928, o Ford Modelo A substituiu o Ford Modelo T, tornando-se o primeiro caminhão de cabine fechada e parabrisa com vidro de segurança, janelas laterais com manivelas e transmissão de 3 marchas. O motor era um quatro cilindros em linha de 40 cv. Em 1932, o caminhão Ford passou a ter a opção do o moderno motor V8 flathead de válvulas laterais com potência de 65 cv. Em 1936, a Ford já havia produzido 3 milhões de caminhões e liderou a indústria em vendas.


Série F - o início 
Em 1948, o famoso caminhão Serie F foi revelado. O Ford F-1 marcou a nova linha pós-guerra de veículos comerciais, que iam desde a picape F-1 para uma tonelada até o F-8 para três toneladas. Com parabrisa integral de uma peça e quebra-ventos laterais, a parte frontal da cabine redesenhada tinha grade e faróis rebaixados junto aos paralamas. O estepe mudou de lado, agora montado sob a caçamba, como ainda é hoje. Um novo motor de seis cilindros, o Rouge 226, tinha potência de 95 cv, enquanto o 239 V8 tinha agora 100 cv. Nos anos 50, as picapes Ford foram ficando gradativamente mais confortáveis e mais parecidas com os automóveis. Em 1951 a cabine foi novamente redesenhada, com uma janela traseira maior e novo painel de instrumentos. Em 1952 surgiu um motor de 6 cilindros mais econômico.

 

Ao comemorar seu 50º aniversário em 1953, a Ford criou um line-up de cominhões com muitas mudanças significativas, como a maior distância entre eixos, para melhorar as manobras e a distribuição de peso. Com parabrisa curvo e novo painel de instrumentos, a denominação de toda a linha F passou de um dígito para uma centena, tradição que continua até hoje. O F-1 tornou-se o F-100, F-2, e o F-3 fundiram-se para o F-250 e assim por diante. 
Em 1959, a Ford lançou os primeiros F-100 e F-250 com tração nas quatro rodas de série, com câmbios de três ou quatro velocidades. A suspensão dianteira Twin I-Beam foi a grande evolução na linha F de 1965.
A picape Ford F-150 foi lançada em 1975, evoluindo sempre até a Super Duty de 1999, incluindo as novas F-250 e F-350. Em fevereiro de 2000 foi lançada a picape Ford F-150 SuperCrew , com banco de tamanho convencional e portas traseiras suicidas para melhor acesso dos passageiros.

Publicações recentes

Automóveis

O BMW 507 de Elvis Presley

O carro foi considerado perdido por décadas, até que foi redescoberto em um celeiro na Califórnia

veja mais

Motocicletas

Pirelli apresenta novo pneu para motos esportivas

O pneu Diablo Rosso IV representa a quarta geração da família Diablo Rosso

veja mais

Utilitários

Ford Bronco

O desenho original do Bronco foi criado por Mckinley Thompson Jr., que trabalhou também na criação do Mustang e do lendário Ford GT40

veja mais

Carros no cinema

Os Automóveis do Tintin

Quem é que nunca leu uma história do Tintin? O jovem rapazola, quem diria, é um destemido e competente repórter, que está sempre atrás de uma boa aventura.

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais