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Uma Custom Mais Clássica

Os norte-americanos acham que motocicleta é apenas Harley-Davidson, e o resto... É resto. Já o resto do mundo pensa diferente e diz que Harley-Davidson é Harley-Davidson, o resto é motocicleta. Para que essa história seja ainda mais interessante, a grande maioria das marcas de motocicletas produz pelo menos um modelo no estilo custom, ou cruiser, como alguns chamam esse tipo de moto. Ou seja, todos os fabricantes querem um pedacinho da grande fatia de mercado que o estilo norte-americano criou, inclusive a inglesíssima Triumph, que até agora oferecia a sua custom, a Thunderbird Storm, ao estilo britânico: esportiva, cheia de tons foscos e com aparência bem agressiva.

A nova motocicleta da Triumph, a Thunderbird Commander, difere da Storm, da qual deriva, a começar pelo visual mais clássico – muito mais clássico, por sinal – proporcionado pela grande quantidade de cromados e pelas cores mais brilhantes. Além da versão nas cores preto e cinza, a Commander ficou realmente chamativa na versão com as duas tonalidades de vermelho, Crimson Sunset Red e Lava Red.

Colabora no visual tradicional da Commander os pneus mais largos e o garfo dianteiro com bengalas de 47 mm mais afastadas (com amortecedores Showa), lembrando bem uma Harley-Davidson, e o guidão mais largo e próximo do piloto. Motor cromado, assim como outros itens que antes eram pretos, e rodas de liga leve polidas complementam o maior brilho estético da Thunderbird Commander. Os escapamentos são diferentes, mas o duplo farol dianteiro continua como na Storm, só que com as carcaças cromadas.

Ao montar na Commander, quem já conhecia a Storm logo vai notar a diferença de postura. Além do guidão mais recuado, os apoios dos pés do piloto também mudaram de lugar, só que mais para a frente. Como não são pedaleiras mas sim plataformas, há um leve desconforto do piloto, ao tentar manter as plantas dos pés apoiadas. Logicamente a posição de pilotagem é muito mais custom: pernas para a frente e corpo para trás. O novo banco tenta compensar com espessura dupla da espuma, e nesse ponto a nova Thunder melhorou, o que é notado principalmente em percusros mais longos.

Para compensar a maior altura da espuma do banco, este foi rebaixado na mesma proporção, mantendo os 700 mm de altura do assento ao solo. Para isso o quadro tubular de aço passou por uma cirurgia radical, para que o banco pudesse ser fixado mais para baixo.

O pneu dianteiro da Commander é menor e mais largo que o da Storm, 140/75 R17 contra 120/70 R19, mas o traseiro permanece o 200/50 R17. Da mesma forma foi alterada a geometria do garfo dianteiro, que teve o ângulo de cáster aumentado de 32º para 30,1º, com trail passando de 151 mm para 135 mm. Isso fez a Thunderbird ganhar em estabilidade direcional porém perder um pouco na agilidade. Afinal, uma autêntica custom deve fornecer o máximo de conforto em longas retas de bom asfalto, certo? Mesmo assim, a suspensão traseira ganhou 14 mm de curso adicional, com molas de duplo coeficiente de carga. A pré-carga é ajustável em 5 posições. Com essas alterações, a distancie entre-eixos aumentou de 1.615 mm para 1.665 mm.

O que a big custom Thunderbird Storm já tinha é um estúpido motor biclilíndrico em linha de exatos 1.699 cm3 de cilindrada. São dois verdadeiros “baldes” no interior dos cilindros, fornecendo um também estúpido torque em baixas rotações. Apesar dos valores reduzidos para a Commander (passou dos 98 cv de potência para 93,8 cv e dos 16,0 kgfm de torque para 15,4 kgfm), o “coice” em uma acelerada brusca ainda é um dos pontos altos dessa nova cruiser.

Para uma cilindrada unitária dessa natureza, o big-twin da Commander é extremamente suave e vigoroso. Na estrada, apesar de não ser adequado rodar com uma custom a mais de 110 km/h, a nova Thunderbird chega fácil aos 180 km/h. é claro, com muita resistência do ar, que obriga ao piloto forçar permanentemente as pernas contra o tanque. Viu? Melhor mesmo na maciota.

A nova Triumph Thunderbird Commander tem preço sugerido de R$ 53.900.

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