Embora a seleção de pneus para o Grande Prêmio da Austrália seja a mesma do ano passado – macio, supermacio e ultramacio – os compostos são todos um nível mais macio em 2018, contribuindo para o grande aumento de desempenho já visto nos testes da pré-temporada. Com carros novos, pilotos novatos, clima variável e muita evolução da pista, Melbourne é sempre uma das corridas mais imprevisíveis e ansiosamente aguardadas do ano.
OS TRÊS COMPOSTOS SELECIONADOS
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU
· Albert Park é um circuito de rua semi-permanente, que não é usado extensivamente durante o ano. Portanto, a pista pode estar particularmente 'verde' e escorregadia no início do fim de semana do GP.
· Ela é composta, de uma forma geral, por retas pequenas e médias e com curvas de baixa até média velocidade.
· A tração é a chave para obter uma boa saída das curvas em direção as retas curtas.
· Desgaste e degradação são baixos: a maioria dos carros pararam apenas uma vez no ano passado, com a estratégia mais popular – usada pelo top 3 – sendo sair de ultramacio e trocar para o macio. Os compostos mais macios deste ano podem ter diferentes níveis de desgaste e degradação, resultando em mais paradas nos boxes.
· Há uma chance razoavelmente alta de o carro de segurança ser acionado: a corrida de 2006 contou com ele por quatro vezes.
· Forças laterais não são particularmente elevadas: a energia total que passa pelos pneus é mediana.
· A perda de tempo do pit lane é de cerca de 25 segundos. Não foram feitas grandes alterações na pista desde 2017.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Os testes de Barcelona já forneceram uma indicação do passo adiante no desempenho dos carros de 2018 e dos compostos. Devemos ver esta nova realidade levada para as condições muito diferentes da Austrália. Exatamente o que poderiam ser ainda está para ser visto: o clima nesta época do ano em Melbourne pode variar de frio e úmido a muito quente. Pelo que podemos ver até agora, os compostos mais macios deste ano devem abrir a possibilidade para uma ou duas trocas, ao invés de uma para a maioria dos pilotos em 2017. Como de costume, no primeiro GP da temporada, há ainda uma série de perguntas a serem respondidas, mas esperamos ver uma corrida emocionante com a estratégia de pneus desempenhando um papel fundamental”.
O QUE HÁ DE NOVO
· Há um novo horário de início da corrida. Agora será 16h10 (hora local), com todas as corridas este ano começando 10 minutos após o início da hora, a fim de acomodar os interesses da televisão.
· O novo carro de dois lugares da Fórmula 1 está programado para fazer sua estreia na Austrália, com base em uma versão atualizada do desenho original da Tyrrell de 1998 com pneus Pirelli.
PRESSÕES MÍNIMAS PARA A LARGADA
22,0 psi (pneus dianteiros) e 19,5 psi (pneus traseiros)
LIMITES DE CAMBAGEM
-3,75º (pneus dianteiros) e -2,00º (pneus traseiros)
Pneus selecionados até o momento
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