Receba nossa newsletter

Automóveis » Clássicos

Os 25 anos do BMW Z3

O Z3 foi o primeiro BMW a ser produzido em uma fábrica do grupo BMW fora da Alemanha. Depois de quase sete anos, é substituído pelo BMW Z4, maior e muito mais evoluído que o Z3, mas que não conseguiu conquistar seu público da mesma forma que seu antecessor. Hoje, o BMW Z3 é um dos modelos contemporâneos mais cultuados da marca. Foram produzidas 297.087 unidades.

Eu tive o privilégio de participar do lançamento do BMW Z3, naquela cidade no interior dos Estados Unidos, com direito a uma viagem pela região, onde, inclusive, pude conhecer a famosa mansão Biltmore, construída em 1889 por George Vanderbilt.

A carroceria do BMW Z3 foi projetada por Joji Nagashima, que também criou o BMW Série 5 e o Série 3. O BMW Z3 continuou a fórmula característica de um roadster: capô longo, traseira curta, posição de direção mais recuada, quase no eixo traseiro.

O BMW Z3 foi um sucessor digno, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. Suas linhas combinam perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as guelras laterais. Hoje, o estilo do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo possui fã-clubes espalhados em todo o mundo.

Quando o BMW Z3 foi lançado, os motores disponíveis eram os 1.9 de quatro cilindros, um de 115 cv e outro similar de 143 cv. Em 1997, chegou o tão aguardado motor 2.8 de seis cilindros e 193 cv. Depois desse, veio o supra-sumo dos roadsteres, o BMW Z3 Roadster M com o motor 3.2 de 321 cv. Com este motor, igual ao do BMW M3, o BMW Z3 tornou-se um esportivo de alto desempenho. Era e ainda é considerado uma verdadeira "cadeira elétrica", uma vez que, sem qualquer recurso eletrônico de controle de tração e estabilidade, e com tanta potência, era muito fácil se perder em uma curva mal calculada.

Em 1999, quase 170 mil unidades do BMW Z3 já haviam sido vendidas e o modelo foi ligeiramente atualizado com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e um farol com aro cromado que lhe conferia uma nova aparência. Mecanicamente também surgiram novidades como o motor 1.9 de 117 cv, ou o seis cilindros 2.0 de 150 cv. Além disso, chegou um 2.2 de 170 cv de seis cilindros, enquanto o topo da gama foi ocupado pelo 231 cv de 3.0 e seis cilindros, com versão M de 325 cv.

Na história do BMW Z3, é necessário dedicar um capítulo especial à versão cupê, lançada em 1998. Sua traseira, muito especial, tem precedente na BMW com o lendário BMW 328 Sport Coupé com o qual Huschke van Hanstein e Walter Bäumer ganharam a tradicional corrida Mille Miglia em 1940.

Os BMW Z3 cupê eram oferecidos apenas com o motor de seis cilindros: o BMW Z3 Coupé 2.8i com 193 cv, o 3.0i com 231 cv e as versões M com 321 cv e 325 cv. Como curiosidade, o BMW Z3 M Coupé foi o Safety Car usado no MotoGP durante a temporada de 2000.

Com esta versão de carroceria do roadster, há um modelo único muito especial, o BMW Z3 M V12. Esta unidade com motor V12 de 326 cv foi construída para testar a capacidade do compartimento do motor do BMW Z3.

A última unidade a ser fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha de produção em 28 de junho de 2002 e está em exibição no Museu da BMW. Sem dúvida, uma homenagem a um Roadster que ofereceu aos seus condutores todo o prazer de dirigir da BMW. Ao seu lado está, também, o BMW Z3 que Pierce Borsnan usou no fil a 007 contra GoldenEye, em novembro de 1995.

 

 

 

BMW Z3 cupê

Publicações recentes

Automóveis

Porsche Abarth Carrera GTL

Em Le Mans de 1960, o carro prata destas fotos salvou a honra da marca alemã por ser o único Porsche a terminar a prova

veja mais

Motocicletas

Honda CB 250F Twister 2021

Porta de entrada na linha CB, a Twister é a única moto de sua categoria a oferecer opções de frenagem CBS ou ABS

veja mais

Utilitários

Primeiro Jeep civil completa 75 anos

- Modelo também foi pioneiro em relação à grade de sete fendas, característica que remete à Jeep® até hoje - Em quatro anos, foram cerca de 215 mil unidades produzidas - Veículo deu origem à linhagem CJ, que teve mais de 1,5 milhão de veículos fabricados entre 1945 e 1985

veja mais

Carros no cinema

Os Automóveis do Tintin

Quem é que nunca leu uma história do Tintin? O jovem rapazola, quem diria, é um destemido e competente repórter, que está sempre atrás de uma boa aventura.

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais