Receba nossa newsletter

Automóveis » Clássicos

Jaguar E-Type faz 60 anos

Todos nós, que gostamos de automóveis, temos um preferido. Eu tenho vários, a lista é até bem grandinha. Mas o Jaguar E-Type, certamente, está entre os primeiros. Se não for o primeiro. As razões para essa predileção podem ser várias, afinal, é um dos automóveis mais bonitos da história. Mas uma razão jamais me saiu da mente.

Ainda muito pequeno, bem pequeno, por sinal, eu gostava de mexer nos objetos automotivos do meu pai. Entre eles, havia uma pequena coleção de miniaturas de ferro, quatro para ser exato, que eram proibidas. Com exceção das oportunidades em que ele me emprestava para dar uma "brincadinha", sob a sua severa supervisão. Depois, voltavam para suas respectivas caixinhas.

 

Claro, uma dessas miniaturas era a de um Jaguar E-Type, dourado, se não me falha a memória, roadster com a capota rígida à parte. Que carrinho lindo! Os outros três eram um Aston Martin, um BRM e um Vanwall, todos verdes, de competição. Mas o preferido era o Jaguar E-Type.

 

O tempo passou e esqueci desses carrinhos. Até que um dia, já bem grandinho, fui até a casa de meu pai e vi aquele E-Type todo massacrado, pisado e sem a capota. A caixinha? Sumiu. Sempre achei que objetos importantes deviam ficar fora do alcance dos netos. Mas vô é vô.

 

Consegui salvar os três ingleses de competição, que estão na minha coleção até hoje, mas aquele Jaguar não teve mais jeito

Consegui salvar os três ingleses de competição, que estão na minha coleção até hoje, mas aquele Jaguar não teve mais jeito.

 

Será que foi isso que me fez gostar do carro, sem ter sequer visto um de perto? Depois disso, pilotei bastante o Jaguar E-Type, inclusive até quase comprei um, que havia sido emprestado a mim para uma reportagem na revista. Estava à venda por um valor alto, na época, mas que eu poderia ter me esforçado para tê-lo. Hoje vale, pelo menos, umas trinta vezes mais.

 

Pois é, neste 15 de março próximo, o Jaguar E-Type, que foi revelado no Salão de Genebra nesse dia de 1961, completará 60 anos. Para comemorar a data, a Jaguar está lançando 12 exemplares restaurados de fábrica, sendo seis cupês e seis roadsteres, com alguns itens especiais. Apenas seis felizardos terão esses carros, já que eles serão vendidos aos pares, um cupê e um roadster para cada um.

 

Cada carro terá um motor XK de 3,8 litros e seis cilindros, com câmbio manual de cinco marchas especial, com engrenagens helicoidais e carcaça reforçada. Para evitar o superaquecimento, que esse modelo costumava sofrer, foi criado um novo radiador com um ventilador de resfriamento eletricamente controlado. E o sistema de escapamento é de aço inox. Um sistema de entretenimento moderno também faz parte dos carros.

 

Não foi divulgado o preço dessa brincadeira, mas podemos estimar alguma coisa bem salgada. Para se ter uma ideia, um Jaguar E-Type padrão, restaurado na fábrica, custa o equivalente a 355 mil dólares. Multiplique por dois e acrescente o valor intrínsico de uma edicão especial. Muito especial. O resultado será o que eles realmente valerão.

 

Gabriel Marazzi

 

Interior do cupê

 

Interior do roadster

 

Um novo sistema de arrefecimento foi criado para evitar superaquecimento

 

Motor XK de 3,8 litros de seis cilindros em linha

 

Sistema de entretenimento moderno, mas de aparência retrô

 

Publicações recentes

Automóveis

Jaguar E-Type faz 60 anos

Para comemorar o aniversário do mais belo carro de todos, a Jaguar criou uma edição muito especial. Ou melhor, duas

veja mais

Motocicletas

Honda Forza 750

Apresentado para o mercado europeu em outubro de 2020, o scooter Honda Forza 750 tem motor bicilíndrico de 745 cm3. A transmissão é DCT, de dupla embreagem. O scooter Forza 750 é o maior da Série Forza, que tem também os modelos Forza 125 e Forza 350. A altura de assento é de 790 mm e o espaço de armazenamento sob o assento é de 22 litros, cabendo um capacete integral.

veja mais

Utilitários

Primeiro Jeep civil completa 75 anos

- Modelo também foi pioneiro em relação à grade de sete fendas, característica que remete à Jeep® até hoje - Em quatro anos, foram cerca de 215 mil unidades produzidas - Veículo deu origem à linhagem CJ, que teve mais de 1,5 milhão de veículos fabricados entre 1945 e 1985

veja mais

Carros no cinema

Os Automóveis do Tintin

Quem é que nunca leu uma história do Tintin? O jovem rapazola, quem diria, é um destemido e competente repórter, que está sempre atrás de uma boa aventura.

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais