Receba nossa newsletter

Automóveis » Clássicos

BMW Group no Techno Classic Essen Show

O BMW Group apresentará uma nova perspectiva sobre as suas inovações ao longo da história automotiva na 29ª edição da feira Techno Classica, que ocorre entre os dias 5 e 9 de abril na cidade de Essen, na Alemanha. Os visitantes da maior exposição de carros clássicos do mundo poderão conferir a trajetória dos 40 anos do BMW Série 7, os 30 anos dos motores 12 cilindros da BMW, os 30 anos do BMW Z1 e 12 veículos pioneiros dos anos 1936 a 1995, que serão mostrados sob o lema “Nosso DNA: Inovação”. A edição deste ano do evento marca os 40 anos do BMW Série 7. Até o ano de 1977, o "Grand Series" era a epítome da esportividade e luxo na linha de modelos da marca. A nomenclatura usada atualmente nos modelos mais sofisticados da marca também era usada nos modelos mais luxuosos naqueles tempos. A inclusão do número 7 ao nome do veículo, que já está na sexta geração, representa o prazer de conduzir um veículo que está no topo da exclusividade, luxo e inovação da indústria automotiva. Os visitantes da Techno Classica poderão ver relíquias como a segunda geração do BMW Série 7 estilizada pelo designer alemão Karl Lagerfeld, um exemplar que participou das gravações do filme "007 - O Amanhã Nunca Morre", um protótipo equipado com motor de 16 cilindros e o último modelo mais sofisticado da linha, o BMW M760Li xDrive.

Há 30 anos, uma inovação sensacional que abriria novos horizontes foi escondida sob o capô do motor da segunda geração do BMW Série 7. O BMW 750i, lançado em 1987, teve o primeiro motor de doze cilindros produzido por uma montadora alemã de carros no pós-guerra. O propulsor tinha 5 litros e 300 cv de potência máxima, provocando fascínio desde o início. O funcionamento suave do motor, por sua vez, abriu caminho para a marca atingir aspiração à liderança no segmento de luxo. Desde então, o motor de 12 cilindros continua representando o ápice em relação à potência e silêncio na rodagem. Exatamente 30 anos desde a sua estreia, a última geração do propulsor tem uma interpretação distinta da esportividade, agora alinhada à praticidade cotidiana e ao conforto irrestrito para longas viagens. O motor 6,6 litros de 12 cilindros montado no BMW 760Li xDrive (consumo de combustível de 12,8l/100 km) tem 610 cv de potência e acelera de 0 a 100 km / h em apenas 3,7 segundos.

Em 1987, a BMW apresentou não só o BMW 750iL com motor de 12 cilindros no International Motor Show (IAA), mas também o BMW Z1 roadster. O modelo de dois lugares, motor dianteiro, portas retráteis, painéis de plástico e monocasco de aço foi desenvolvido pela divisão "BMW Technik GmbH", dedicada ao desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias. Na época, os especialistas em inovações em pesquisa e tecnologia conceberam o BMW Z1 como um projeto piloto para testar novas estruturas e materiais para veículos. Ao mesmo tempo, eles seguiram a tradição da marca com roadsters icônicos, a qual tinha sido negligenciada desde o lendário BMW 507. O BMW Z1 teve uma recepção calorosa em sua estreia. E as primeiras unidades para testes confirmaram a impressão transmitida pelo design. O roadster tinha uma agilidade excepcional graças ao motor em linha de seis cilindros que produzia 170 cv, ao chassi de alta qualidade e à distribuição equilibrada de peso nos eixos. Entre 1988 e 1991, foram produzidas cerca de oito mil unidades da BMW Z1. Hoje, cada uma delas é considerada item de colecionador.

O BMW Group também celebra um marco em sua história esportiva: a fundação do BMW Junior Team, em 1977. A BMW Motorsport GmbH transformou um pioneiro conceito em apoiar jovens pilotos talentosos ao montar sua equipe. A primeira geração da BMW Juniors incluiu o suíço Marc Surer, o alemão Manfred Winkelhock e o norte-americano Eddie Cheever. Mais recentemente, o programa de desenvolvimento júnior da BMW tem sido um trampolim para a carreira profissional de jovens pilotos — entre eles os campeões do mundo de Fórmula 1 Sebastian Vettel e Nico Rosberg, além dos campeões alemães de corridas de Carro de Turismo, Marco Wittmann e Martin Tomczyk.

A maior vitória da divisão na história da marca MINI também será comemorada na feira. Há 50 anos, o piloto de corridas finlandês Rauno Aaltonen alcançou a vitória geral no clássico Mini no Monte Carlo Rally. Em janeiro de 1967, Aaltonen cruzou a linha de chegada em Mônaco a bordo do seu Mini Cooper S com extrema bravura. Depois de 1964 e 1965, o pequeno carro do Reino Unido havia sido elevado ao status de queridinho do público. Foi a terceira vez que o MINI teve sucesso na competição. Além dos aniversários especiais deste ano, o BMW Group Classic também mostrará diversos outros veículos raros de todas as épocas das histórias da BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad. A excepcional variedade de modelos se deve aos esforços conjuntos dos Clubes da BMW e MINI, que mais uma vez tiveram papel fundamental para reunir tantos veículos históricos. A dedicação irrestrita à engenharia e à tradição fazem dos membros desses clubes verdadeiros embaixadores de cada marca. Eles demonstram todo o seu entusiasmo a partir do compromisso em cuidar de seus preciosos tesouros e da sua vontade em compartilhar seu conhecimento com os recém-chegados ao universo dos carros clássicos. A paixão deles é traduzida em emocionantes histórias de descoberta, restauração e (naturalmente) condução de carros clássicos — conteúdo esse que compõem o "Club Stories", que são recontados no Techno Classica 2017. Essas histórias fornecem uma ideia do prazer em ser apaixonado por carros históricos. Neste ano, o Concorso d'Eleganza Villa d'Este vai atrair novamente proprietários e fãs de belezas de duas e quatro rodas para o Lago de Como, no norte da Itália, entre 26 e 28 de maio de 2017, quando ocorrerá o mais tradicional e exclusivo concurso de beleza de motos e carros clássicos do mundo. O tema será "Pelo Mundo em 80 dias - Viagem por meio de uma Era de Recordes" e conectará o início da história do automóvel com o passado recente. Nesse ponto, os carros conceitos e protótipos também representam o presente e o futuro na construção de automóveis. Os carros históricos aceitos para a competição concorrem em 8 categorias e serão avaliados por um júri internacional e pelo público em geral. As motos clássicas, por outro lado, competem em cinco categorias e também em uma exposição especial.

Publicações recentes

Automóveis

Encontro mundial reúne fãs do Citroën 2CV em Portugal

Amantes do modelo da Citroën promovem o 22º Mundial 2CV, reunião de fãs do Deuche teve como ponto de encontro a região da Ericeira, estação turística portuguesa na costa do Atlântico

veja mais

Motocicletas

Vai ter motocicleta no Rock in Rio!

O Rock in Rio vai receber um dos mais importantes nomes da customização de motocicletas do Brasil: Chrys Miranda, fundador da oficina Garage Metallica

veja mais

Utilitários

Volkswagen Amarok V6 Highline chega em fevereiro

Picape está disponível em programa de pré-venda, a partir desta terça-feira 5, com lote exclusivo de 450 unidades e preço promocional de R$ 187.710

veja mais

Carros no cinema

Ford Mustang no cinema

Em 53 anos de história, o esportivo soma nada menos que 3.800 aparições em filmes e na TV

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais