Receba nossa newsletter

Automóveis » Clássicos

BMW 3/15 Wartburg: 90 anos de um clássico BMW

Há 90 anos um roadster entrou em cena para fazer companhia ao pequeno BMW 3/15. A novidade logo ingressou no universo das corridas. Mais elegante, mais leve, mais rápido, aterrorizou os concorrentes em sua categoria. E não demorou muito para que toda uma geração de amantes de carros sonhasse com um em sua garagem. Estamos falando do BMW 3/15 Wartburg.

Após desfrutar de sucesso inicial com suas motocicletas altamente tecnológicas, a BMW estendeu o foco para as quatro rodas no final dos anos 1920. Esta versatilidade foi ampliada com a aquisição da fábrica de automóveis DIXI, em Eisenach, que possuía maquinários de última geração. O pequeno carro fabricado sob licença na fábrica - um Austin Seven - era repleto de detalhes elegantes e ainda muito adequado para o uso, mas não era exatamente uma novidade. Prontamente, os técnicos e engenheiros da BMW trabalharam projetando o futuro.

Em julho de 1929 chegou ao mercado o BMW 3/15 PS Type DA 2, com sua frente destacando um novo radiador, carroceria mais larga e sem estribos. O resultado foi mais espaço interno. Destacaram-se também upgrades como freios muito mais eficientes e aprimoramentos no quesito conforto.

Outras novidades mais significativas, porém, só foram integradas à linha em 1930. Além dos modelos sedã e coupé, os clientes passaram a ter como opcionais os conversíveis de dois e quatro lugares, em versões mais simples de turismo ou superluxuosas. O Wartburg (Type DA 3), no entanto, era a cereja do bolo da nova geração.

Tratava-se de um imponente roadster de dois lugares com uma cauda afunilada tipo barco (moda na época), carroceria em liga, para-brisa à prova de estilhaçamento, potência de motor elevada – 18cv, 20% mais potente em comparação às demais versões –  amortecedores especiais e um eixo dianteiro com centro rebatível proporcionando um centro de gravidade mais baixo. O conjunto pesava apenas 410 quilos com uma velocidade máxima de 85 km/h, cerca de 10 km/h mais rápido do que as outras versões.

O pequeno BMW logo teve grande sucesso nas corridas da época e contribuiu muito para a reputação singular da capacidade aerodinâmica da marca. A BMW tinha grandes planos e o prazer de dirigir fez parte deles desde o início. O BMW 3/15 Wartburg era desenhado para um uso muito específico (performance) e foi um sonho distante e inacessível para muitos clientes em potencial. No final das contas, apenas 150 exemplares encontraram garagens para habitar, um pequeno número quando comparado às mais de 25 mil unidades vendidas do DIXI e do BMW 3/15. Não admira que este continue a ser um dos mais raros e cobiçados BMW.

A novidade ingressou no universo das corridas e aterrorizou os concorrentes

Publicações recentes

Automóveis

Porsche Abarth Carrera GTL

Em Le Mans de 1960, o carro prata destas fotos salvou a honra da marca alemã por ser o único Porsche a terminar a prova

veja mais

Motocicletas

Honda CB 250F Twister 2021

Porta de entrada na linha CB, a Twister é a única moto de sua categoria a oferecer opções de frenagem CBS ou ABS

veja mais

Utilitários

Primeiro Jeep civil completa 75 anos

- Modelo também foi pioneiro em relação à grade de sete fendas, característica que remete à Jeep® até hoje - Em quatro anos, foram cerca de 215 mil unidades produzidas - Veículo deu origem à linhagem CJ, que teve mais de 1,5 milhão de veículos fabricados entre 1945 e 1985

veja mais

Carros no cinema

Os Automóveis do Tintin

Quem é que nunca leu uma história do Tintin? O jovem rapazola, quem diria, é um destemido e competente repórter, que está sempre atrás de uma boa aventura.

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais