A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Cultura do Automóvel

Receba nossa newsletter

Automóveis » Avaliações

Avaliamos um luxuoso SUV 7 lugares, Mercedes-Benz GLS 350d

Quem conhece os veículos da Mercedes-Benz de perto, sabe que todos têm esportividade, faz parte do DNA da marca, mesmo se tratando de um suv grande, como este avaliado. Tive por alguns dias o GLS 350d 4MATIC para minha avaliação e o resultado foi puro prazer. Este modelo tem capacidade para até 7 ocupantes viajarem confortavelmente, inclusive na terceira fileira, mesmo adultos. Para entrar e sair, rebater ou repor os bancos, nada de esforços, todos movimentos são feitos eletricamente, por botões e sem precisar de horas lendo o manual para fazer tudo isso, é simples e prático.

Este veículo de quase 2,5 toneladas é movido por um motor diesel V6 muito eficiente e econômico. Nesta avaliação, rodei 844 km e ainda restou quase 1/4 de tanque, tanque este que tem capacidade para 100 litros e 12 litros de reserva. Pelo computador de bordo, pude perceber que na cidade a média ficou em 8 km/litro, estrada 12 km/litro e a média geral 10 km/litro, o que é muito bom, se considerado o tamanho e peso dele, além de boa parte dele no fora de estrada. No uso fora de estrada, o carro mostrou que é da cidade, mas não deixou nada a desejar fora dela. Rodei mais de 200 km de estradas com cascalhos soltos e de diversos tamanhos, erosões e até trechos enlameados, mas nada disso causou preocupação, o GLS tirou de letra e se saiu muito bem.

 

A suspensão pneumática trabalha com eficiência, principalmente se estiver 'afinada-configurada' para o seu perfil.  No off road não raspou nenhuma vez a parte de baixo. O controle de descida funciona bem e é de fácil manuseio, inclusive para ajustar a velocidade desejada, o que pode te salvar em situações de descidas íngremes escorregadias que não dá ou não adianta pisar no freio. Eu precisei e ajustei para 2 km/h, o que tornou a descida segura e tranquila. Repeti o trajeto sem o recurso ativo e  não foi possível controlar a velocidade de descida. Bacana e prático o sistema elétrico de recolhimento do engate de reboque.  Com um click ele some ou aparece, simples assim. Idéias como esta, fazem muita diferença em todo o projeto. Mostra que estão trabalhando para resolver pequenos problemas que podemos ter no dia a dia de uso do carro. Dentro é quase a sala de uma casa: todos se escutam, mesmo que distantes.

O áudio Harman Kardon faz a vez da orquestra. Ainda existem duas telas nos encostos de cabeça com fones bluetooth e controle remoto dedicado, ótimo para distrair quando a viagem é longa ou entreter crianças a bordo. O teto solar poderia ser maior ou duplo, pois quem viaja nos bancos traseiros não tem esse privilégio. Pela altura do carro (1,85 m) a marca investiu em segurança com o sistema 'Cross Wind Assist', que auxilia quando há ventos laterais, mantendo a estabilidade do veículo. Seu comprimento também não é pequeno: são 5,13 m. Para ter um parâmetro comparativo, este suv tem medidas parecidas com de uma picape média, como a própria 'classe x' que deverá estrear por aqui no próximo ano.

 

Espaço, estilo, conforto e muita praticidade estão presentes neste modelo que nem é o topo de linha, havendo ainda o GLS 500 que só falta estender automaticamente tapete vermelho para entrar e sair dele. Pela diferença de preço dá para imaginar o quão distantes eles estão e quanto luxo mais a marca pode oferecer em seus carros. O GLS 350d custa R$ 488.000 e o GLS 500 R$ 700.000, R$ 212.000 de diferença. Será que vale gastar um pouquinho mais? Sugiro procurar o especialista em produto Mercedes-Benz, Bruno Carreiro, da concessionária Europamotors na Av. Helio Pelegrino em São Paulo. Lá, ele vai te levar para uma viagem ao mundo Mercedes-Benz e depois disso, você vai saber qual Mercedes melhor se encaixa na sua garagem.

 

Mudando um pouco de assunto mas ainda falando sobre a Mercedes, é muito interessante o que fizeram dentro do Parque do Ibirapuera: colocaram à disposição da Guarda Civil Metropolitana (GCM) dois modelos do Smart Fortwo electric drive (100% elétricos)  para o patrulhamento interno e alegria dos pulmões que por ali passam. Vale lembrar que o Smart, além de não poluir, ainda tem 85% do material utilizado em sua composição reciclável e 95% reutilizável na cadeia de produção. O veiculo contém 32 componentes, totalizando 37,3 kg, de materiais verdes, sendo que 24 kg são derivados de plástico reciclável. Bacana a ação e todos os que usam o parque agradecem, inclusive eu.

 

 

 

Flávio Verna

Insta: Flaviostm

Publicações recentes

Automóveis

Citroën 2 CV comemora seu 75º aniversário

Citroën 2 CV teve 5.114.969 unidades produzidas entre 1949 e 1990

veja mais

Motocicletas

A volta da Brough Superior

O lançamento da AMB 001 Pro da Aston Martin e da Brough Superior foi realizado no EICMA Milão Moto Show. A Supermoto exclusiva de rua segue a trilha de sucesso da primeira moto da Aston Martin, a AMB 001. A potência foi ampliada em 25% e chegou a 228 cv (225 hp) na comparação com a antecessora. A Produção é limitada a apenas 88 unidades. No Brasil, mediante encomenda de cliente. A inspiração da AMB 001 Pro veio do hipercarro Aston Martin Valkyrie AMR Pro com o objetivo de atrair aqueles em busca das emoções do motociclismo.

veja mais

Utilitários

Ford lança edição especial de 75 anos da Série F nos Estados Unidos

O interior da picape também traz detalhes exclusivos, como o logotipo “75 Years” no para-brisa e no console. Veículo mais vendido da América do Norte há quatro décadas, a Série F será lançada no Brasil no ano que vem

veja mais

Carros no cinema

Os Automóveis do Tintin

Quem é que nunca leu uma história do Tintin? O jovem rapazola, quem diria, é um destemido e competente repórter, que está sempre atrás de uma boa aventura.

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais